Pesquisa inédita coordenada pelo professor de marketing contábil Anderson Hernandes releva informações importantes sobre as ações de marketing para escritórios de contabilidade. Acompanhe as principais conclusões da pesquisa e os comentários do professor:
Qualificação em Marketing Contábil
A pesquisa revelou que 77% dos entrevistados matriculados no curso de marketing contábil tem até 39 anos. Também identificou-se que esse mesmo grupo (até 39 anos) estão entre os que dedicam mais tempo pessoal para aplicar a metodologia ensinada pelo professor, enquanto o grupo de alunos acima de 40 anos, na sua maioria buscam ajuda de outros profissionais para utilização das ferramentas de prospecção de clientes.
Estrutura física e número de funcionários
O estudo revela que empresas de contabilidade de pequeno porte são a maioria na busca pela qualificação para conquistar clientes contábeis. Segundo a pesquisa o tamanho da estrutura das empresas participantes do programa de treinamento de marketing contábil é de até 200 m2 de área física em 85% dos casos e 70% possuem até 10 colaboradores.
Os principais desafios dos entrevistados
A pesquisa avaliou os principais desafios dos entrevistados e concluiu que:
– 33% tem dificuldade de gerar conteúdo próprio para o site;
– 26% tem dificuldades de negociar e montar proposta de clientes;
– 18% tem dificuldade de segmentar suas estratégias de marketing;
Em relação a geração de conteúdo próprio, uma das estratégias para a conquista de tráfego em um site contábil, Hernandes orienta que é possível obter bons resultados dedicando apenas duas horas semanais nessa tarefa. Existem técnicas que permitem aproveitar conteúdos e notícias publicados sem plagiar, evitando que o site seja penalizado pelos mecanismos de buscas e derrubando o seu posicionamento.
Quanto as dificuldades de negociação e elaboração de propostas, o próprio professor supriu essa necessidade com a criação de um conteúdo exclusivo de negociação para contadores. Além do conteúdo prático ele revisou pessoalmente dezenas de propostas dos alunos e gravou vídeos com as dicas para melhora-las.
Principais ações de marketing contábil
Quando perguntado sobre as principais ações de marketing contábil já realizados pelos entrevistados as respostas foram:
– 77% possuem um site contábil
– 51% contam com a indicação de clientes
– 27% realizam ações patrocinadas no Facebook
– 9% utilizam o e-mail marketing
Esse resultado é muito esclarecedor quando comparados com outros estudos promovidos por Anderson Hernandes. Apesar de 77% investirem no seu site contábil, menos de 20% dos sites analisados no mercado atendem os requisitos de marketing contábil. Se o seu site não está preparado para facilitar o processo de prospecção de clientes no mercado, muito provavelmente seus resultados serão prejudicados.
Dentre alguns dos novos erros cometidos nos sites contábeis podemos destacar a página de contato do visitante. Alguns sites pedem 5, 10 e até 17 campos de informação para um primeiro contato. Esse é um erro que por si só pode representar a perda de 90% dos contatos interessados em seus serviços. Primeiro inicia-se o relacionamento e depois solicita-se as informações necessárias. Páginas de formulário são frias e desnecessárias e você só precisa saber nome e e-mail para fazer um contato pela internet.
Em relação a indicação de clientes, bem isso já é um assunto combatido há anos pelo professor Hernandes. A indicação torna uma empresa contábil refém do cliente, no sentido de que a ação dependerá dele. Uma estratégia de prospecção não pode depender única e exclusivamente de um terceiro.
Quanto a utilização de estratégia de e-mail marketing Hernandes ressalta que essa quando bem utilizada pode gerar ótimos resultados. O problema está no fato de que a maior parte dos e-mails marketing apenas enviam friamente informações ou fazem ofertas de serviços sem se relacionar com a lista. Esse é um erro que compromete seus resultados.
Afinal, porque você deve investir numa metodologia de marketing contábil? Os motivos são muitos e vão desde a necessidade de renovar seus clientes, novos objetivos de crescimento no mercado, migração estratégica para segmentos mais rentáveis e a busca de rentabilidade do negócio contábil.
O mercado mudou muito e hoje o profissional contábil conta com orientação para aprender como fazer o marketing do seu escritório de contabilidade. A forma como esse marketing deve ser feito também mudou e a maior parte das ações ocorrem na internet. Aprender como utilizar as ferramentas disponíveis e tirar o máximo do que elas podem oferecer é um dos desafios do Marketing Contábil 2.0. Portanto, caberá ao empresário contábil investir parte do seu tempo para aprender tudo isso e alcançar os resultados no mercado.
Fonte: Roberto Dias Duarte