Dólar sobe mais de 2% e volta a ser cotado acima de R$ 3

O dólar subiu mais de 2 por cento nesta segunda-feira, após cair nas quatro sessões anteriores, e voltou a fechar acima de 3 reais, reagindo a renovadas preocupações com a crise em torno da dívida grega, apesar de a China ter cortado os juros no fim de semana.

A moeda norte-americana fechou em alta de 2,31 por cento, a 3,0525 reais na venda. Segundo dados da BM&FBovespa, o giro financeiro ficou em torno de 947 milhões de dólares.

O dólar também ganhava terreno contra o euro e outras moedas emergentes, como os pesos chileno e mexicano, mas o movimento foi mais forte no Brasil após a divisa acumular queda de 3,16 por cento nos quatro sessões anteriores.

“Quando ficou claro que (o dólar) não ia se sustentar abaixo de 3 reais, muita gente voltou para comprar depois de uma queda relevante”, resumiu o operador de câmbio da corretora Intercam Glauber Romano.

Alguns operadores acreditam que o BC pode aproveitar a queda recente da moeda norte-americana para reduzir sua posição em swaps cambiais, o que limita o espaço para quedas.

Nesta manhã, a autoridade monetária vendeu a oferta total de swaps para rolagem dos contratos que vencem em junho. O BC já rolou o equivalente a 2,361 bilhões de dólares, ou cerca de 24 por cento do lote total, que corresponde a 9,656 bilhões de dólares.

“(O nível de 3 reais) está se delineando como um patamar importante e o BC pode aproveitar a queda do dólar para diminuir ainda mais a exposição” em swaps, disse o gerente de câmbio da corretora BGC Liquidez, Francisco Carvalho.

Ministros das Finanças da zona do euro reuniram-se nesta segunda-feira para discutir um possível acordo que traga alívio ao aperto de liquidez pelo qual passa atualmente a Grécia.

O ministro grego, Yanis Varoufakis, afirmou logo cedo que as chances de se chegar a um acordo na reunião desta segunda-feira eram baixas, mas o país não atrelou o pagamento da parcela de 750 milhões de euros ao Fundo Monetário Internacional (FMI) que vence na terça-feira a essa reunião.

À tarde, o Eurogrupo elogiou em comunicado os progressos nas negociações, mas ressaltou que ainda é necessário avançar muito mais para chegar a um acordo.

A apreensão com a situação da Grécia compensou o corte, anunciado no domingo, das taxas de juros da China pela terceira vez em seis meses, com o intuito de estimular a segunda maior economia do mundo, que deve ter em 2015 seu pior desempenho em 25 anos.

“Embora amplamente antecipada pelos mercados, a decisão é importante para as commodities e emergentes”, escreveu o operador da corretora Correparti Ricardo Gomes da Silva em nota a clientes. “O contraponto no mercado cambial vem da Grécia, que tem hoje importante reunião com os credores europeus”.
Por: Bruno Federowski e Flavia Bohone

Fonte: Reuters

Deixe um comentário