Qual a diferença entre empregado e prestador de serviços?

Closeup portrait two smiling young business women, company employees signing contract document, agreement paper, paperwork isolated corporate office background. Positive face expressions, emotions

Depois da reforma tributária, muitas dúvidas ainda existem quando o assunto é contratar um empregado em regime CLT ou um prestador de serviços.

Mas, isso está prestes a acabar, pois, nós da ACEL assessoria contábil viemos aqui para esclarecer qual é a diferença entre empregado e prestador de serviços e dessa forma contribuir o crescimento da sua empresa!

Que tal, parece justo para você?

Para nós da ACEL, cuidar do seu crescimento e desenvolvimento é mais que justo, é nossa missão e um grande prazer!

Por isso, fique conosco e aproveite a leitura que trará informações importantes para o bom funcionamento de seu empreendimento!

Diferenças entre prestador de serviço e um empregado

De acordo com a legislação, toda pessoa física que presta serviços não eventuais, sob pagamento de um salário e sem a possibilidade de ser substituída na realização de suas atividades são considerados empregados.

Além disso, um empregado não pode manter um vínculo empregatício com outro contratante, mesmo que esporadicamente.

Já um prestador de serviços não tem essa característica, ou seja, não possuí vínculo empregatício com uma empresa e também não está sujeito a cumprir uma jornada de trabalho pré-determinada e exata.

Além disso, o prestador de serviços pode ser substituído em suas funções por um representante, desde que esse cumpra as atividades dentro das cláusulas contratuais.

Mas precisamos te alertar, existem aspectos importante e muito sutis que precisam ser levados em contas na hora de escolher a opção mais adequada para compor a mão de obra de seu empreendimento, por isso temos algumas dicas que serão úteis na hora de realizar uma contratação!

Acompanhe!

Prós e contras de contratar um empregado

É muito importante lembrar que, ao assinar a CLT, tanto empregado como empregador então comprometidos diante da legislação trabalhista, isso implica regras, deveres e direitos que devem ser cumpridos por todas as partes envolvidas.

Mas, na prática, o que isso significa?

Para o empregador:

  • Recolhimentos de FGTS.
  • 13° Salário.
  • Férias.

Entre outras necessidades.

Para o empregado:

  • Direito a férias.
  • 13° salário.
  • Previdência social.
  • Salário regular.
  • Jornada de trabalho regular.

Pós e Contras de contratar um prestador de serviços

Quando um prestador de serviços é contratado por um empreendedor, esse não precisa se preocupar com as taxas e encargos, em outras palavras, economia.

É possível entender também uma maior flexibilidade entre empresa e prestador de serviços.

Para os prestadores de serviços isso significa mais liberdade de horários, salário por produção e a possibilidade de trabalhar com mais de uma empresa ao mesmo tempo.

Mas, agora uma pergunta que não quer calar, QUAL É A MELHOR OPÇÃO PARA SUA EMPRESA?

É exatamente isso que a Acel quer entender junto a você, estamos aqui para entender as suas necessidades e encontrar as melhores alternativas para a economia e lucratividade de sua empresa!

Por isso, temos um convite a te fazer!

Vamos nos reunir e entender como e onde podemos te ajudar, te garantimos que com o seu afinco e com a nossa assessoria contábil, formaremos uma equipe de peso no crescimento e organização de sua empresa!

Acel, prontos para atender você da maneira como você merece!

Deixe um comentário