You are currently viewing 8 hábitos para incluir na sua rotina e aumentar a sua produtividade

8 hábitos para incluir na sua rotina e aumentar a sua produtividade

Já percebeu que com o passar dos anos as pessoas repetem cada vez mais frases como: “Ah, como eu precisava de mais algumas horas no meu dia para concluir minhas tarefas” ou “Nem que o dia tivesse 25 horas conseguiria ter tempo de fazer algo que eu realmente gosto”. Esse descontentamento diário se deve tanto ao excesso de atividades que queremos abraçar quanto à falta de planejamento para dar conta da rotina. Por isso, elaboramos algumas dicas que irão ajudá-lo a aumentar a sua produtividade e, ainda, ficar com aquela tão sonhada folguinha para curtir como você quiser. Confira!


Normalmente, quando vamos para casa após o trabalho, sabemos exatamente o que temos para fazer no outro dia, não é mesmo? Isso porque muitas das atividades executadas são parte de uma rotina diária, permitindo que com o mínimo de organização você planeje o que deve ser feito amanhã e, muitas vezes, até na semana inteira. Portanto, tenha sempre uma agenda por perto — seja ela virtual, seja física — para anotar os compromisso e tarefas. Este simples material facilitará muito a sua vida.

2. Construa hábitos
Da mesma maneira que você tem o hábito de escovar os dentes após as refeições, é muito importante criar algumas práticas no dia a dia para ter um melhor aproveitamento do tempo. Por exemplo: Ao acordar, você costuma sentir aquela sensação de cansaço, de não ter dormido o suficiente? Se a resposta for sim, talvez isso indique que é necessário dormir mais cedo para o seu corpo e mente descansarem e, assim, levantar bem disposto. São pequenas mudanças em velhos hábitos que darão a você uma rotina cheia de energia.

Uma boa ideia para inserir esses novos hábitos no seu cotidiano é estipular metas e, a cada objetivo alcançado, dar a si mesmo um pequeno presente. Com o passar do tempo, você estará tão acostumado às novas práticas que sua maior recompensa será o bem-estar.

3. Descanse a sua mente
São tantos problemas para resolver e atividades para executar que dificilmente dá tempo para descansar a mente. Porém, para conseguir ser uma pessoa produtiva e executar as tarefas com a máxima eficiência, é necessário dar uma folga de pelo menos 10 minutos, duas vezes ao dia, para a sua cabeça. Alguns empresários vêm optando pela meditação, mas uma simples pausa para tomar um cafezinho já pode fazer uma grande diferença.

4. Determine tempo para cada tarefa
Uma ótima estratégia para aumentar a produtividade na sua rotina de trabalho é criar o hábito de calcular o tempo que você gasta para executar cada tarefa do seu dia. Desta forma, é possível ter um panorama geral das atividades, facilitando a organização da agenda com base no seu desempenho.

5. Siga a regra dos 2 minutos
A ideia consiste no seguinte: ao se deparar com uma tarefa ou ação que você sabe que será concluída em no máximo 2 minutos, faça-a imediatamente. Executar essa atividade na hora tomará menos tempo do que voltar a ela depois.

6. Exercite-se
De acordo com um estudo publicado no Journal of Occupational and Environmental Medicine, usar parte do seu tempo para se exercitar pode melhorar sua produtividade. Portanto, não se esqueça de estabelecer um horário durante a semana para caminhar, ir à academia ou praticar a sua atividade física favorita. Afinal, fazer o sangue pulsar pode ajudar a limpar sua mente e recuperar o foco.

7. Trabalhe em um projeto pessoal
Sabe aquele passatempo preferido que você deixou de lado muitas vezes por não ter a oportunidade de se dedicar a ele? Pois bem, é hora de encaixá-lo na sua agenda. Além de ser um tempo só seu, contribui para o alívio do estresse e faz com que você fique motivado e tenha mais disposição para executar outras atividades.

8. Escolha as ferramentas certas
Imagine uma cozinheira que precisa fatiar legumes mas só tem uma colher. Ou um marceneiro que, para dar acabamento em suas peças, tem apenas uma lixa de unha. Tudo bem, os exemplos foram exagerados, mas deu para entender onde a gente quer chegar: ter as ferramentas certas faz muita diferença. A tecnologia oferece recursos de todos os tipos, dos mais simples aos mais complexos também para tarefas do dia a dia.

Para gestão da empresa, por exemplo, nossa recomendação é usar o ContaAzul. Para outros tipos de tarefas, vale a pena encontrar soluções que ajudam você a ganhar tempo e produtividade no dia a dia.

 

Fonte: Blog Conta Azul

Deixe um comentário