A importância do contador para o crescimento de uma PME

Você sabe qual a importância do contador no processo de crescimento e expansão de uma Pequena ou Média Empresa (PME)? Muitos gestores se preocupam apenas com a parte operacional e de vendas dos seus negócios, se esquecendo da função essencial que esse profissional exerce na organização.

No ambiente empresarial, ele é o responsável pela geração de dados importantes para a companhia, os quais servirão como base para a tomada de decisões que vão interferir diretamente no futuro da empresa. Nosso objetivo com este artigo é mostrar a importância do contador no âmbito desse tipo de negócio, bem como as vantagens que esse serviço pode oferecer. Confira!

Fazer uma gestão orçamentária eficiente
Muitos empresários, ao realizarem a gestão orçamentária de seus negócios, se esquecem de incluir os custos tributários, bem como algumas despesas trabalhistas que não são tão óbvias, como o pagamento de salários, contribuições, entre outras.

O contador tem um papel fundamental nessa etapa de criação de um negócio, pois informará sobre todos os gastos ocultos, que podem fazer com que uma empresa simplesmente vá à falência em poucos meses. Não há como realizar um orçamento sem contar com o auxílio desse profissional.

Ele mostrará os reais custos tributários que uma empresa poderá ter, bem como auxiliará na criação de reservas de provisionamentos para possíveis gastos imprevistos, como a rescisão de um funcionário, indenizações ou até multas fiscais.

Além disso, ele poderá atuar orientando sobre algumas práticas gerenciais que contribuirão com a redução na carga tributária da empresa. É o caso de comprar produtos em estados que ofereçam benefícios fiscais, postergar (se for possível) a emissão de documentos que geram base de cálculo para retenção tributária e demais questões que podem influenciar na gestão orçamentária do negócio.

Otimizar processos contábeis
A otimização de processos contábeis é uma prática realizada dentro dos departamentos administrativos que fornecem informações à contabilidade da sua empresa. O contador auxiliará na criação de procedimentos de modo que eles forneçam dados e informações precisas e, principalmente, livres de erros ou falhas de digitação.

Comumente, encontramos muitas empresas que enviam papéis para os contadores, os quais, por sua vez, alimentam o sistema contábil manualmente, digitando cada um dos documentos que necessitam de escrituração.

Essa prática pode gerar uma série de erros que prejudicam a informação gerada para a gestão da empresa, bem como pode deixá-la na mira de uma fiscalização ou auditoria de órgãos tributários ou fiscais.

Nesse cenário, o contador atuará como um criador de rotinas e processos contábeis dentro da sua empresa, de modo que a informação encaminhada a ele seja a mais correta possível, possibilitando que todo o trabalho realizado pela contabilidade seja mais eficiente, eficaz e efetivo.

Efetuar a gestão tributária
Outra grande vantagem proporcionada pelo contador está relacionada à gestão tributária de um negócio. Sabemos que esse profissional é o mais capacitado para orientar sobre questões importantes para a empresa. Entre elas podemos mencionar:

  • seleção do regime de tributação adequado;
  • apuração de tributos;
  • cumprimento de obrigações tributárias acessórias;
  • planejamento tributário.

Entre todas as atividades da contabilidade que têm relação com as questões fiscais da empresa, as mais importantes são a de auxílio na seleção do regime de tributação e o planejamento tributário. Uma simples falha em alguns desses pontos pode prejudicar seriamente a saúde financeira e o futuro de um negócio.

Resumidamente, o regime de tributação trata da forma com que a empresa realizará a apuração e o pagamento dos impostos que são destinados a ela. Nesses casos, é muito comum nos deparar com empresários que erram no momento dessa definição e acabam até mesmo pagando mais tributos do que realmente era devido.

O planejamento tributário também é outra função extremamente importante da contabilidade. Por meio dele serão fixados os critérios e obrigações impostos sobre a empresa no que se refere à apuração e pagamento dos tributos.

Com essa ferramenta, a gestão poderá prever os impactos fiscais que um determinado empreendimento gerará ao longo de sua existência, possibilitando a execução de ajustes e alteração de alguns critérios com o objetivo de reduzir — dentro dos padrões e exigências legais — a sua carga tributária.

Fazer o fechamento da folha de pagamento
Além das atividades contábeis e fiscais, o contador também é o profissional mais habilitado para realizar os trabalhos específicos para a gestão de funcionários de uma empresa, entre eles o fechamento da folha de pagamento e geração dos tributos relacionados a ela.

Sabemos que as questões trabalhistas de uma empresa podem se tornar verdadeiros pesadelos para gestores e administradores. A maioria dos litígios judiciais relacionados ao trabalho decorre de problemas simples encontrados na apuração de salários, impostos e contribuições de funcionários.

Com o auxílio de uma empresa de serviços contábeis esses problemas podem ser consideravelmente reduzidos, uma vez que o contador possui conhecimentos técnicos e jurídicos sobre todas as questões que envolvem a contratação, manutenção e rescisão de contratos de trabalho.

Elaborar contratos de trabalho
Aproveitando o gancho do item anterior, o profissional de contabilidade também poderá auxiliar na elaboração de contratos de trabalhos diversos. Não raro, encontramos empresas que sofrem problemas judiciais por falhas na elaboração desses documentos, o que acaba gerando mais problemas e dores de cabeça.

A Consolidação das Leis Trabalhistas (CLT) estabelece uma série de normas para os contratos de trabalho, sendo assim, você precisa ter um profissional que conheça essas regras e elabore os documentos com estrita observação ao que é determinado na lei.

Realizar a constituição da empresa ou alterações na sua estrutura jurídica
Sabemos que um contrato social ou termo de alteração contratual de uma empresa deve ser elaborado sob o crivo analítico de um bom advogado, porém, os trâmites internos de registro devem ser realizados por um contador. Esse profissional conhece os procedimentos de todos os órgãos relacionados à constituição e alteração de empresas, como:

Junta Comercial ou Cartórios de Registro;

Receita Federal;

Receita Estadual;

Prefeitura Municipal;

Órgãos sanitários e de segurança.

Cada um desses órgãos tem uma função específica no processo de abertura de uma empresa ou alteração, sendo assim, o contador poderá auxiliar em cada uma das etapas, fazendo com que o trâmite ocorra com mais rapidez e reduzindo a ocorrência de erros que acabam travando todo o processo.

Por fim, podemos afirmar que uma pequena ou média empresa dificilmente conseguirá crescer e alcançar patamares de faturamento e geração de lucro maiores sem o auxílio de um contador. Sendo assim, o gasto nesse tipo de serviço pode ser considerado como um verdadeiro investimento que fará com que o seu negócio se desenvolva ao longo dos anos.

Fonte: GS1BRASIL

Nós da ACEL Assessoria Contábil e Empresarial está a disposição para prestar serviços de contabilidade e orientar novos empreendedores na abertura de empresas e com consultoria. Entre me contato com a gente 11 2283-2285 ou acelnet@acelnet.com.br

Deixe um comentário