Que documentos preciso enviar ao meu contador?

Com o advento do SPED e demais obrigações eletrônicas, a Receita Federal tem aumentado a fiscalização e controle sobre a remuneração dos sócios. Para garantirmos segurança jurídica sobre a isenção tributária dos lucros distribuídos aos sócios, o regulamento do IRPJ exige a demonstração contábil, devidamente conciliada com os extratos bancários da empresa. “É com esta preocupação que passamos a solicitar tais documentos das empresas com as quais atuamos”, explica Luís Monteiro do grupo Hemera.

Hábitos simples podem ajudar a organizar ainda mais a sua prestação de contas. Tudo aquilo que a contabilidade precisa entregar, sejam guias para pagamentos de impostos ou declarações obrigatórias, depende diretamente das suas receitas e despesas. Portanto, suas notas fiscais emitidas e coletadas precisam ser de nosso conhecimento para não haver divergências. O fluxo de caixa precisa ser detalhado e registrado e você precisa ter um controle de tudo que saiu e entrou.

Se você envia simplesmente um apanhado de notas, o contador até consegue “dar um jeito” e montar as declarações, balanço, DRE etc. (com qualidade muito prejudicada). No entanto, este tipo de situação, a análise que você precisa fazer sobre a situação da sua empresa sai extremamente prejudicada.

Anote então o que você precisa enviar para nós mensalmente:
– notas emitidas
– despesas
– fluxo de caixa

Caso tenha dúvidas entre em contato estamos prontos para esclarecer com mais detalhes.

Fonte: Hemera

Deixe um comentário